segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Instintos e Princípios: Pré-Seleção Natural

Antes da “Seleção Natural” ser válida, têm-se dois fatores importantes: a visão do homem biologicamente e a base à qual aquele ser constrói para si ou tem construída por outros. Considero-os como a “Pré-Seleção Natural”, pois a partir deles que vêm os desejos que nos move.
Instintos: naturalmente nos guia para feitos já previstos perante a humanidade. Atração sexual, afeto maternal, etc.
Princípios: são criados com o tempo, de pessoa para pessoa, seguindo a forma de como ela foi instruída até certa idade e a forma que ela absorveu tais ensinamentos. À medida que amadurecemos novos princípios criamos, por conta própria, mas com auxilio das situações vividas.
Com os princípios criados, passamos a segui-los, levando-nos a tentativa de êxito, que dependerá, agora, da “Seleção Natural”.
            Para conhecer uma pessoa, conheça primeiro os princípios dela, mas lembre-se que alguns princípios serão apagados ou adicionados, conforme ela necessite. Logo, é basicamente impossível conhecer totalmente alguém, conhecemos rótulos difundidos pelas pessoas (a dona do rótulo e as que a conhecem) e, principalmente, criados por nós mesmos.

Um comentário:

  1. Assim como todas as outras vezes, mais uma prova de que você deveria estudar Ciências Humanas, hehe! Espetacular essa postagem ...INSTINTO E PERSONALIDADE, escolheu bem o assunto heim! Achei muito interessante o que escreveu, pois enxergo o instinto como algo relativamente estável e homogênio e a personalidade como algo construido ao longo do tempo, e mais, é variável. Gostei quando você disse que para conhecermos as pessoas é preciso conhecer antes a personalidade das mesmas e estarmos cinetes que esta pode mudar. Muitas das vezes esperamos que as pessoas sejam e ajam sempre da mesma maneira que as conhecemos. Acho que quando isso acontece é porque nos esquecemos que as pessoas, em favor das situações vividas, mudam ao longo do tempo, e ainda, às vezes nem percebemos que nós somos um dos responsáveis por essa mudança de personalidade daqueles que nos rodeiam. Com certeza é realmente impossível conhecer totalmente uma pessoa, até mesmo porque "naminhaconcepção" (rsrsrs) nem nós mesmos nos conhecemos na totalidade, afinal estamos a todo tempo nos descobrindo, logo, em constante mudança, o que alias considero como o aspecto mias interessante do ser humano(o mistério que existe em cada um e a gradual descoberta do mesmo, esta cada vez mais surpreendente)! Ficando por aqui,pelo menos por enquanto ... Beijin :P

    ResponderExcluir