quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Foto vs Retrato



         Como sabem, não sou estudante de Letras… mas se tem uma coisa que me faz pensar é o significado de certas palavras. Algumas que me fazem ir mais além, a ponto de modificar meu linguajar para, por mais que só eu mesmo importe com isso, poder me expressar de modo mais coerente com os meus pensamentos.

           Por fim, vamos lá pro debate ~palavral~, porquê vocês não estão por minha conta (num tô obrigando a ler, hahaha). Diante das fotografias digitais, nós implicamos com nossos avós, e até mesmo pais, sobre falar que a genialidade da criação de imagens por meio de exposição luminosa é retrato. Como um impulso nervoso, ao ouvirmos a palavra <retrato>, nós respondemos: é foto!

        Eu considero, apesar de falar <foto> (e provavelmente continuarei a falar…), retrato um termo mais condizente. A fotografia <retrata> exatamente o que se passa no momento em que é tirada: a pose, a face modelada, a vestimenta (se houver né, vai saber?!) e as coisas à volta… além de nos trazer lembranças… toda a história por volta daquela simples imagem.
        Já o termo <foto> me remete a uma ideia mais científica, o fato de se utilizar fótons para complexamente representar o local em que os mesmos alcançam, retirando a parte psicológica da coisa.

Aproveito da ocasião para desabafar: odeio quando leio <fotinho> por aí!

4 comentários:

  1. foto |ó|
    (redução de fotografia)
    s. f.
    Imagem reproduzida em superfície sensível à luz. = FOTOGRAFIA

    o substantivo feminino foto (redução de fotografia) pode apresentar vários diminutivos, consoante os sufixos usados, sendo todos femininos: uma foto - uma fotinho, uma fotozinha, uma fotito, uma fotozita.

    foto-
    (grego phos, photós, luz)


    retrato
    s. m.
    1. Imagem (de pessoa) reproduzida pela pintura, pelo desenho ou pela fotografia.
    2. Imagem fotográfica. = FOTOGRAFIA
    3. Semelhança.
    4. Descrição de um carácter, de uma época, etc.


    Acertou em cheio HAUHAUAHUAH Foto é o termo científico pra um retrato reproduzido em uma superfície sensível a luz e fotinho nao existe x.x

    eu sei q meu comentário foi inutil, mas sei la, gosto de dicionários :)

    ResponderExcluir
  2. hseuesheusehueshueses
    Nem consultei ao dicionário pra fazer este post, hein xD

    ResponderExcluir
  3. vc é a inteligencia em pessoa HASUHASUHS entende até a explicação da minha mae :p

    ResponderExcluir