terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ligações Psico-Químicas

Como já devem ter notado, gosto de associar coisas da mente com ciências em geral, principalmente química. Nosso meio social é um enorme béquer onde ocorrem diversos tipos de reações, algumas ainda não suportadas, mas esse béquer vem se tornando cada vez mais resistente (mas não é dessas reações de que vim tratar, fica pra próxima – ou não).
Comparando nossa mente com átomos, temos centralizado as idéias positivas (prótons) e somos rodeados de pensamentos negativos (elétrons) e, ao contrário de moléculas, nossas ligações não são feitas através dos elétrons de valência. Como mencionado no post anterior, criamos rótulos para as pessoas e os que possuem caráter nuclear (positivo – próton ou neutro – nêutron) são responsáveis pela interação (afeto benéfico) pessoa-pessoa. Como temos pensamentos diferentes, somos átomos diferentes, logo fazemos números de ligações diferentes. As ligações podem ser de três tipos: iônica, covalente e metálica.
Iônica: Considerando agora homem e mulher como cargas opostas, o amor seria a interação eletrostática (em casos homossexuais seria ligação de mesmo sinal, “homoiônica”) responsável pela ligação.
Covalente: Considerando a família como átomos não-metais, a ligação ocorre através de compartilhamento de idéias (em casos de família adotiva seria uma ligação “dativa”).
Metálica: Considerando amigos como átomos metálicos, a ligação ocorre de acordo com o grupo social e podem ser feitas ligações em maior quantidade (em casos de amigos falsos seria uma ligação fácil de ser quebrada).
Visto que temos esses três tipos de ligações, seríamos um super-átomo (levem mais para o lado psíquico do que para o químico, pois podem ocorrer equívocos devido a dificuldade de relacionar uma coisa à outra).
Segue uma frase dita por Kyle (personagem de um seriado): "Algumas vezes as ligações que criamos com as outras pessoas chegam suavemente, dividimos experiências, temos uma história, criamos vínculos."

6 comentários:

  1. Muito legal a relação que você estabeleceu entre as ligaçoes químicas e os vínculos que formamos com as pessoas a partir do momento em que as conhecemos. Só acho quem nem sempre as idéias são positivas, alias, pode até ser, se olharmos individualente, mas como estamos a falar de ligaçoes -relações entre seres
    humanos-, creio que devemos ter uma visão coletiva e se levamos em conta nós próprios e os outros as idéias nem sempre são tão positivas assim, mas é uma questão de opinião. Quanto ao fato de sermos rodeados de pensamentos negativos isso é sem dúvida fato, na verdade não sei por que isso acontece, às vezes acho que é uma mistura de instinto com os fatores sociais que nos rodeiam, mas já se trata de outra coisa. Quanto aos tipos de ligaçoes químicas que você usou em sua analogia, ficou bastante legal e coerente, só não se esqueça que se o amor for falso, assim como na amizade ou ligação metálica, aquela também se quebrará facilmente(pode me chamar de revoltada, eu deixo, hehe). Nesta postagem minha atenção ainda foi despertada para outro fato que às vezes passa desapercebido, somos realmente como super-átomos, capazes de estabelecer todas essas relações, ou ligações, simultaneamente.
    A Frase do Kyle, totalmente coerente com o assunto tratado, afinal, começamos relações que, na maioria das vezes, crescem e tornam-se fortes vínculos. Por hoje é só. Se é que é "só" mesmo, Kkkk ... Beijo, até a próxima postagem !

    ResponderExcluir
  2. "[...]Só acho quem nem sempre as idéias são positivas, alias, pode até ser, se olharmos individualente[...]" Este é o ponto.
    Quanto ao falso amor, será um dos fatos abordados em "Reações de Substituição".

    E mais uma vez, obrigado pelo comentário. (:

    ResponderExcluir
  3. "em casos de amigos falsos seria uma ligação fácil de ser quebrada"

    Otima comparaçao...
    Nao saco muito de quimica...mas sera que da pra refazer uma ligaçao quebrada??

    ficaduvida!!

    ^^

    \o/

    ResponderExcluir
  4. Em química normalmente quebra-se uma ligação para fazer outra, com outro composto... mas no nosso caso, pode ser refeita sim, depende de ambas as partes ^^

    ResponderExcluir
  5. Como a Débora já 'corrigiu sua prova', vou fazer um comentário mais light huashuasha (ate pq ia falar de coisas q ela falou, como o amor falso xD)

    Pensei também nas ligações por obrigação, interesse ou necessidade, as pessoas se veem num papel em que são praticamente atraídas e forçadas a manterem alguma ligação com outras, mesmo que não o queiram realmente, como o caso de aluno-professor, empregado-patrão e pessoa-(alguns)parentes por esses lhe serem superiores... nao sei se a analogia fica correta, mas é como um metal sendo forçadamente atraído por um imã, ele não tem como fugir daquela ligação...

    haha viajei demais vo parando por aki!

    beijunda :*
    Aime

    ResponderExcluir
  6. Boa analogia... é como se o campo magnético externo(obrigação) fizesse-nos alinhar ou desalinhar devido a interação (interesse/necessidade) que somos propostos a fazer mediante este campo. O que não seria uma ligação em si, o que pode separar da minha intenção de relacioná-la com o afeto.

    Obrigado pela partilha de ideia ^^

    ResponderExcluir