quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seleção Natural


          Há um tempo atrás comecei a reparar no poder imenso que a mente tem sobre nós. Por mais que sejamos cuidadosos, vira e mexe o pensamento tem seu minuto de autoridade. Nós vivemos à procura de prazer, de satisfazer vontades, sempre! Tanto o corpo como o intelecto trabalham para que tudo seja o mais prazeroso possível. Porém, o corpo se estabiliza “facilmente”, enquanto a mente é cada vez mais gananciosa.
A frase “Faça o bem sem olhar a quem” tem um melhor sentido com um complemento: “Faça o bem para si sem olhar a quem fere”. Pode soar egoísmo (e realmente o é), mas é o que fazemos constantemente. O bem para você, pode não fazer bem ao próximo, assim como o bem para o próximo pode ser prejudicial a você, um encaixe imperfeito.

Se você e um outro alguém têm em mente namorar certa pessoa, um dos dois não concluirá o desejo (mesmo que momentâneo), ou nenhum deles (tenho dó, mas nem ligo) ou ainda, a pessoa que é duplamente amada pode ter vontade de aproveitar da situação (safada/o!) e ficar com ambos, decepcionando-os quando descobrirem (morreria de dó, se eu ligasse), o que mostra sempre alguém “ficando no prejuízo” perante seu prazer idealizado.
Um exemplo simples que demonstra a "Seleção Natural" (odeio biologia, mas o termo é aprazível) de desejos realizados/fracassados e consequentimente satisfação ou desgosto.

5 comentários:

  1. realizar seus proprios desejos, sem analisar quem esta ferindo é natural do ser humano, pois se eles não estiverem bem consigo mesmo como iram fazer bem para o proximo? ( pensamento do ser humano)

    ResponderExcluir
  2. "Tanto o corpo como o intelecto trabalham para que tudo seja o mais prazeroso possível. Porém, o corpo se estabiliza “facilmente”, enquanto a mente é cada vez mais gananciosa."

    Concordo plenamente com as suas palavras acima ... E sabe que as vezes me pergunto por que isso acontece. É incrível como a cada vez que nos saciamos de algo prazeroso a mente quer cada vez mais. Talvez a psicologia, ou a psicanálise explique isso ! A propósito, voce já pensou na possibilidade de ser um psicólogo ou um psicanalista ? Acho que tem muito a ver com você ! =)

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito de vc,a minha irmãzinha a Vanessinha gosta muito de vc!Gostei da sua reflexão!

    ResponderExcluir
  4. Ela me falou que vc chama ela de vaquinha!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão, Rafa (:
    E é exatamente isso que faz se tornar um ciclo...
    (Débora) A mente é onde devemos confiar, apesar de ser traiçoeira, mas não temos escolhas, né?!
    Já pensei sim, mas decidi seguir para a lindíssima química C:
    (Anônimo) Ela comentou no msn que você gostou mesmo, obrigado (=
    Sim, o apelido carinhoso que arrumei para ela [:
    (Todos) Obrigado por comentarem :D

    ResponderExcluir